PEASA/UFCG participa de reunião em Nova Palmeira para fortalecer educação empreendedora e práticas agrícolas sustentáveis
PEASA/UFCG e parceiros discutiram em Nova Palmeira a implementação de ações educativas que integrem empreendedorismo rural, sustentabilidade e práticas agrícolas ao cotidiano escolar.
Representantes do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA/UFCG) participaram hoje (17/11), de uma reunião estratégica no município de Nova Palmeira, localizado no Seridó paraibano, ao lado de parceiros institucionais como o SEBRAE-PB, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Agricultura, além de educadores e gestores escolares da rede local.
O encontro teve como objetivo discutir a implementação do Programa de Educação em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis, que busca inserir estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em atividades práticas ligadas ao fortalecimento da agricultura local e ao desenvolvimento de competências empreendedoras.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas para aproximar as tecnologias, pesquisas e práticas desenvolvidas pela UFCG e instituições parceiras do contexto escolar de Nova Palmeira. A ideia central é oferecer aos estudantes experiências concretas de aprendizagem, conectando teoria e prática por meio de ações voltadas à sustentabilidade no campo e ao protagonismo juvenil, em conexão com as necessidades do Semiárido.
O professor Vicente Albuquerque, representante do PEASA, apresentou o escopo geral do projeto e destacou sua importância para o desenvolvimento regional. Já Kênia Cristina, do SEBRAE, apresentou o JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, programa que incentiva o desenvolvimento de competências empreendedoras de forma prática e contextualizada.

Foto: Studio Rural
Redes Sociais