PEASA/UFCG, prefeita e deputado discutem Educação em Empreendedorismo Rural para rede de ensino do Congo
Reunião entre a prefeita do Congo, o deputado estadual Dr. Romualdo Quirino e representantes da UFCG/PEASA debate ações conjuntas para fortalecer o ensino de empreendedorismo rural e práticas agrícolas sustentáveis na rede municipal.
Discutir os detalhes do Programa de Educação Básica em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis, desenvolvido pela UFCG/PEASA, foi o foco de uma reunião realizada na terça-feira (28/10) entre representantes da Prefeitura do Congo (Cariri Ocidental da Paraíba) e da universidade.
O encontro aconteceu no gabinete da prefeita Flávia Emanoela Souza Pereira Quirino (Flavinha) e contou com a presença do secretário de Educação, José Bedeu de Farias Quirino, do deputado estadual e ex-prefeito do município, Dr. Romualdo Quirino, do coordenador do PEASA/UFCG, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, e dos professores Daniel Cassimiro e Geovergue Medeiros. Também participou o consultor do PROCASE, Felipe Leal Marinho Alcântara, gestor do projeto Sítio Ecoprodutivo, referência em ação integrada e sustentável na comunidade Tapera, zona rural do município.
Durante a reunião, a prefeita Flavinha apresentou as dinâmicas educacionais desenvolvidas no município e destacou a infraestrutura já existente, essencial para o êxito do trabalho de extensão em parceria com a universidade. A gestora ressaltou a sintonia entre o projeto e o quadro de educadores locais, afirmando acreditar que investir em educação voltada ao empreendedorismo rural fará a diferença para a sustentabilidade do município, especialmente no processo de sucessão das atividades econômicas pela juventude e na construção de uma referência regional.
Para o deputado Dr. Romualdo, a ação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural do município, por se tratar de um modelo educativo que envolve alunos, professores, gestores escolares e famílias. Ele destacou que a proposta amplia as possibilidades de um novo olhar cultural, promovendo arranjos produtivos integrados à realidade local e baseados em dinâmicas sustentáveis, alinhando-se ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae, com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), e pelo Senar, com o Negócio Certo Rural.
“O Programa conta com um quadro de professores que repassam o conteúdo aos docentes das escolas, os quais realizam a mediação com os alunos sob nosso acompanhamento. Por exemplo: Geovergue ministra o treinamento em caprinocultura no semiárido para os professores, que depois repassam o conteúdo. Semanalmente, nos reunimos às quintas-feiras à noite, de forma remota, para apresentar novas recomendações. Assim, eles recebem acompanhamento contínuo, semana a semana”, explicou Vicente Albuquerque, detalhando o processo de contrapartida da gestão municipal junto aos parceiros para o êxito do programa.
Sobre o Programa
O Programa de Educação Básica em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis é uma iniciativa do PEASA/UFCG que integra o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do SEBRAE, com os Cursos de Práticas Agrícolas Sustentáveis (PAS) da universidade.
O objetivo é capacitar professores e estudantes do Ensino Fundamental dos municípios do semiárido paraibano em empreendedorismo e práticas agroecológicas, de acordo com as vocações produtivas locais.
A proposta incentiva o desenvolvimento de soluções agrícolas sustentáveis, promovendo atividades economicamente viáveis e de baixo impacto ambiental, e contribuindo para a formação de uma cultura empreendedora e sustentável no meio rural.



Fotos: Reunião no gabinete da prefeita Flávia Quirino, com presença de representantes da UFCG/PEASA e autoridades locais.
Redes Sociais