Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Camalaú Adere a Projetos do PEASA/UFCG e inova com implantação de Tecnologias Sustentáveis em Escola Integral
Início do conteúdo da página
Parceria

Camalaú Adere a Projetos do PEASA/UFCG e inova com implantação de Tecnologias Sustentáveis em Escola Integral

Prefeitura autoriza a formalização de cooperação técnica para implantar 12 tecnologias sustentáveis, transformando o Centro Educacional Odete Maciel em polo de aprendizado prático até 2026.

  • Publicado: Sexta, 10 Outubro 2025 12:31
  • Última Atualização: Sexta, 10 Outubro 2025 12:39

Na terça-feira, 07/10, o PEASA/UFCG esteve no Município de Camalaú, no Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo, para apresentar as diversas ações do projeto voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios do Semiárido Paraibano.

Em destaque, foram apresentados o Projeto de Educação em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis (PEER_PAS) e o Projeto Quintal Ecoprodutivo Escolar.

A apresentação foi realizada para uma comitiva de líderes municipais e educacionais, incluindo o Prefeito Municipal, Professor Ubirajara Antônio Pereira Mariano, a Secretária de Educação, Professora Renata Tamires, a Secretária Adjunta, Professora Paloma Neves, a Gestora do Centro Educacional, Professora Maria Lucileide, a Assessora Educacional, Professora Maria Luciene, e o Professor Ezequiel Sóstenes, da Escola Cidadã Integral Pedro Bezerra Filho.

Protagonismo e Sustentabilidade no Ambiente Escolar

Durante a reunião, foram discutidas ações para a introdução de tecnologias sustentáveis no Centro Educacional Odete Maciel. O objetivo principal é criar ambientes de aprendizagem que estimulem o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a formação cidadã, visando a preservação ambiental e a geração de renda.

Ao final da apresentação, o Prefeito Ubirajara Mariano afirmou o compromisso de o Município de Camalaú aderir ao PEER_PAS. O gestor acredita que o projeto será um instrumento pedagógico fundamental para facilitar e consolidar a estruturação curricular da Educação Integral nos Anos Finais, no Centro Educacional Professora Odete Maciel Firmo, a partir do Ano Letivo de 2026.

Implantação Imediata de 6 Tecnologias Sociais

Como principal encaminhamento, foi autorizada a formalização de uma cooperação técnica e educacional para a implantação de 12 tecnologias sustentáveis que compõem o Quintal Ecoprodutivo Escolar ao longo dos próximos 12 meses.

Para viabilizar a infraestrutura necessária à implantação do PEER_PAS a partir de fevereiro de 2026, seis tecnologias sociais iniciais serão projetadas, construídas e implantadas até o final de 2025.

Confira as 6 Tecnologias do Quintal Ecoprodutivo a serem implantadas:

  • 1. Unidade Escola de Viveiro: para Sistemas Agroflorestais, Cultivo de Flores, Cactos e Plantas Suculentas
  • 2. Unidade Escola de Cisterna de Produção
  • 3. Unidade Escola de Irrigação Localizada: para Horticultura
  • 4. Unidade Escola de Caprinocultura
  • 5. Unidade Escola de Avicultura Caipira
  • 6. Unidade Escola de Beneficiamento Artesanal de Leite e Derivados

A apresentação do PEASA foi conduzida pelo pesquisador, extensionista e Coordenador Geral, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo, com a participação do pesquisador, extensionista e Coordenador de Inovação, Daniel Casimiro da Silveira, e do Professor e Pesquisador do Centro de Ciências Agrárias da UFCG, Daniel Duarte Pereira.

Os projetos PEER_PAS e o Quintal Ecoprodutivo Escolar são frutos de uma parceria sólida entre UFCG PROPEX PEASA, SEBRAE, Fundação PaqTcPB, UFPB CCA, INSA, SENAR, Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, entre outras instituições.

 

Fotos: Compromisso firmado em Camalaú/PB: PEASA/UFCG e Prefeitura unem forças para implementar o Quintal Ecoprodutivo Escolar e impulsionar a Educação Integral sustentável a partir de 2026!

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página