BID abre chamada pública para seleção de consultoria do projeto Finep Clima

clima

 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu uma chamada pública para selecionar um consultor para a construção do projeto Finep Clima. O programa é voltado ao financiamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a mitigação e adaptação do Brasil frente as mudanças climáticas.

O consultor trabalhará com a Finep na elaboração, implementação e monitoramento do projeto, além de apoiar a financiadora na análise das suas estratégias, políticas e instrumentos ligados ao tema.

O Finep Clima foi proposto pela Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação (IFD/CTI), junto ao Departamento de Clima e Sustentabilidade (CCS, em inglês), após o BID estabelecer a meta de orientar 30% dos seus recursos para assegurar a segurança climática e sustentabilidade, em abril de 2016.

Inovação, desenvolvimento e adoção de tecnologias de mitigação e adaptação são temas centrais para a implementação do Acordo de Paris, que tem como objetivo conter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais. Em setembro de 2016, o Brasil depositou o instrumento de ratificação do Acordo e assumiu o compromisso de adotar medidas para redução de emissão de gases de efeito estufa em 37%, em 2025, e 43%, em 2030.

Mais informações, como inscrições e competências sobre a vaga, podem ser acessadas na página do BID.

(Por Ascom)