Imagem de satélite mostra atual situação da seca no Semiárido brasileiro

Mapas são ferramentas imprescindíveis para profissionais realizarem análises ambientais e socioeconômicas aprimoradas para a tomada de decisão.

Semanalmente, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) elabora, a partir de dados de monitoramento por satélites, diferentes mapas temáticos da vegetação, umidade dos solos, precipitação, albedo, temperatura da superfície etc.

Um dos produtos é a imagem de satélite da cobertura vegetal. Na imagem acima, você pode observar, na palma da sua mão, a atual extensão da seca em todo o Semiárido brasileiro. As áreas em vermelho e amarelo indicam vegetação seca, enquanto as áreas em verde, mostram vegetação vigorosa.

Pelo mapa acima, uma informação bastante complexa é transmitida de uma maneira extremamente simples e estratégica, graças às sofisticadas ferramentas tecnológicas, criadas pelo Lapis, para uso de dados e produtos de satélites.

O Laboratório desenvolveu, ao longo de 15 anos, técnicas práticas e um método exclusivo para ajudar você a elaborar seus próprios mapas, partindo do zero, em poucos minutos. Isso será possível com a utilização e o conhecimento aprofundado das funcionalidades do QGIS, para realizar seus trabalhos, projetos e estudos.

Fonte: Letras Ambiental